Colégio Batista Betesda

Criado em 23/12/2023

Reflexão de Natal

Obra Prima

Minha vida revela o artista maior que governa os pinceis, as cores, as formas, as expressões que detalham a obra em construção. Talvez haverá momentos em que os traços terão que ser refeitos, as cores realçadas, e as formas revistas para dar vida e beleza, suavidade e expressão no que pretendo externar.

Nem sempre as pessoas conseguirão observar os pequenos detalhes, contudo, não cabe a mim forçar o olhar atento de quem admira uma obra prima, pois ela é significante principalmente para o autor, para aquele que a executa.

A arte maior é conseguir trazer o olhar do outro para a cena sem forçá-lo a interpretar essa obra prima como eu desejo que seja. Contudo, através de cada detalhe nesse trabalho de arte, devo permitir que o outro também se veja ali, e, que consiga perceber que, por mais difícil que seja entender uma obra de arte, é possível admirá-la simplesmente pelo que ela é.

Toda obra de arte sofre modificações quando está em processo, e quando consideramos que há perfeição na obra, quando realmente paramos para examinar e apreciar os detalhes, então percebemos que a beleza está, não apenas no que nossos olhos conseguem ver, mas vai além, e, é necessário refletir sempre no que podemos contribuir para que a obra prima seja ainda melhor, em minha perspectiva e também na perspectiva dos outros.

O Colégio Batista Betesda deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, repleto de paz, alegria, saúde e plenos das bênçãos do nosso Senhor Jesus Cristo.

Diretora Pedagógica – Ruth Tavares

 

Reflexão de Ano Novo

Sobre o que somos

Somos humanos, criados a imagem e semelhança de Deus, o Criador do universo. Somos pecadores e alvos da graça e misericórdia de Jesus Cristo, nosso salvador. É por meio dele que recebemos perdão de pecados e redenção que nada mais é do que o ato ou efeito de redimir ou remir, que significa libertação, reabilitação, reparo, salvação. É o ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro. É livrar-se de um passo arriscado, é livrar-se das penas do tormento eterno.

Por tudo isso, a vida é extremamente valiosa, a vida é um dom precioso que nos é dado por Deus, e pensar cada passo, cada gesto, cada ato que praticamos em nosso dia a dia, nos leva a serias reflexões:

Quanto tempo nos dedicamos àquilo que para nós seria significativo, que realmente faria a diferença nessa caminhada, não somente para nossa pessoa, como também para o nosso semelhante? Quanto tempo paramos para ouvi-lo, para conversarmos com ele, dar-lhe atenção devida, lhe sermos solidários?

Quanto tempo nos dedicamos a agradecer, a elogiar, a sermos sinceros, a falarmos a verdade em amor, sem desferirmos golpes e agredirmos as pessoas, seja com palavras ou até mesmo com a ausência delas? A presença fala, o olhar fala, as expressões falam, e, também nos silenciam.

Somos o reflexo de tudo o que trazemos dentro do nosso coração, portanto, não precisamos de esperar a cada ano, a chegada do Novo Ano; podemos repensar nossos valores hoje mesmo, nesse instante, mesmo quando falharmos, podemos nos corrigir, pedir perdão e reconhecer onde erramos com Deus, com o outro e conosco mesmo.

O tempo não volta atrás, mas o presente e o futuro revelam o que podemos ser e fazer de melhor, podemos aproveitar a oportunidade que Deus o Pai nos dá para dizer; sou pecador (a) e se estou aqui, é porque a misericórdia prevaleceu sobre o juízo.

O Ano Novo se faz presente a cada dia, e sempre é momento de recomeçar, de fazer a diferença e de pensar o quanto valemos diante do amor sacrificial de Jesus Cristo, vale a pena mudar a forma de vermos o outro e o mundo ao nosso redor.

Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.1,2).

Em todos os trezentos e sessenta e seis dias de 2024, Feliz Ano Novo!

Diretora Pedagógica – Ruth Tavares

Criado em 29/12/2023

Criado em 09/02/2024

Reflexão de Carnaval

Cultura carnavalesca

Olá querida família, graça e paz.

Quão precioso é estar caminhando lado a lado com vocês, e nessa caminhada poder compartilhar momentos de aprendizado e crescimento. Juntos, temos condições de refletir sobre várias questões e temas de cunho social que se tornam relevantes para a formação e educação cristã das nossas crianças.

Uma cultura popular muitíssimo divulgada e festejada em nossa nação é o carnaval, uma festa que mobiliza vários segmentos da sociedade, e cada local tem sua particularidade. Se você pesquisar a origem e evolução do carnaval, vai perceber que, apesar de parecer uma festa apenas para diversão, ela traz consigo muito daquilo que é profano, e que vai contra os nossos princípios e valores.

Segundo o dicionário Webster 1828 carnaval está relacionado a carnivoracidade, substantivo ganância do apetite pela carne, aquilo que é profano; significa irreverente para com qualquer coisa sagrada; aplicado a pessoas. Um homem é profano quando toma o nome de Deus em vão, ou trata as coisas sagradas com abuso e irreverência. Irreverente, proveniente de um desprezo das coisas sagradas, ou implicando-o; como palavras ou linguagem profanas, palavrões profanos. Não sagrado; secular, relativo a coisas seculares, como história profana, poluído, não puro. Obsceno, pagão, tendente a trazer reprovação à religião, como fábulas profanas. 1 Timóteo 4:7.

Profano é usado principalmente nas Escrituras em oposição a santo, ou qualificado cerimonialmente para serviços sagrados. Violar qualquer coisa sagrada, ou tratá-la com abuso, irreverência, ou desprezo; como, profanar o nome de Deus; profanar o sábado; profanar as Escrituras ou as ordenanças de Deus. Poluir; contaminar; aplicar a usos temporais; usar como base ou comum. Violar. Malaquias 2:11. Poluir; rebaixar. Levítico 21:4. Fazer um uso errado.

Se avaliarmos o sentido do carnaval, vamos perceber que esta festa popular, nos remete ao que é profano, algo abusivo, impuro, irreverente, obsceno, pagão, e a Bíblia nos deixa claro quais são as obras manifestas da carne: imoralidade sexual, impureza e libertinagem, idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes, como comportamentos que conduzem a mácula e profanação do ser humano.

Você ou eu, podemos não estar participando de uma “escola de samba”, ou um desfile de um “bloco carnavalesco”, “trios elétricos “, mas somente o fato de apreciarmos estas manifestações que escarnecem do Criador e da própria criatura ou aprovar o que se tornou parte da nossa identidade nacional, é preocupante.

Quando nos inclinamos à disposição dos prazeres carnais dentro desta manifestação cultural, nos distanciamos de Deus, pois o Senhor não nos chamou para vivermos de forma dissoluta, antes pelo contrário; nos conclamou a renovar a nossa mente e não nos conformarmos com este mundo. “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm12.1-2).

Devemos estar atentos àquilo que colocamos diante de nossos olhos, dos sentidos que envolvem nossa natureza humana, pois os olhos são a lâmpada do corpo. “Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será cheio de luz. Mas se os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que está em ti são trevas, quão grandes serão tais trevas”. Mt 6:22-23.

Estejamos atentos aos apelos crescentes da cultura popular e mundana.

 

 

Horário para atendimento 08:00 ás 17:30
  • (31) 98751-2392
  • (31) 97208-4397
  • (31) 97174-7890
  • secretaria@colegiobatistabetesda.com.br
  • secretaria2@colegiobatistabetesda.com.br