Colégio Batista Betesda

JÁ CHEGA! ESSA É A ORA DE MUDAR

escola sem bullying

Programa Preventivo que faz parte de uma metodologia de

transformação completa aplicada.

João 13:34-35

Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.

mas, o que é Bullying

Segundo Dan Olweus, bullying é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, expressados por um ou por vários alunos contra outro ou outros, que acontecem em uma relação desigual de poder ou força física em alunos que têm dificuldade em se defender. O bullying ocorre sem motivação evidente, causando dor, angústia, sofrimentos, insegurança e desequilíbrio psicológico, com graves repercussões para a saúde mental e para o desenvolvimento biopsicossocial dos envolvidos.

Esse hábito condenável muitas vezes é confundido como parte do processo de crescimento do ser humano e, por isso, é ignorado. Entretanto, a cada dia aumentam as estatísticas de consequências graves decorridas da prática do bullying

É o papel de EDUCADORES, GESTORES de ensino e “FAMÍLIA” se engajarem na luta contra o BULLYING, já que na vasta maioria das vezes ele ocorre entre crianças e adolescentes dentro das escolas.

20230731_140357

COMO PREVENIR O BULLYING ESCOLAR?

Todos os educadores, pais, funcionários e alunos têm um papel muito importante para o sucesso da prevenção ao bullying, e a educação é a principal ferramenta de enfrentamento e prevenção deste tipo de problema social. Por esse motivo, trabalhamos com um sistema preventivo que possui uma metodologia completa para a transformação do ambiente escolar, aplicada por meio da implementação do Programa Escola Sem Bullying, que combate e previne o bullying em diferentes frentes.

Papel fundamental da nossa escola

A escola envolve pesquisas para medição do índice de bullying escolar, cursos de capacitação para gestores e docentes, palestras para pais e alunos, planos de aula, auxílio na criação de políticas pedagógicas de prevenção, apoio na intervenção e mediação de casos de intimidação.

COMO COMBATER O BULLYING NA ESCOLA?

Para combater o bullying escolar é preciso envolver e atuar em diferentes níveis e áreas. O Programa Escola Sem Bullying engloba diversos tipos de ações que foram estruturadas especialmente para alcançar cada um destes grupos: escola, sala de aula, alunos, pais e responsáveis, incluindo também a comunidade no combate e prevenção deste tipo de intimidação.

Trabalho preventivo

Programa Preventivo Escola Sem Bullying prioriza criar mudanças positivas no ambiente escolar, propiciando aos estudantes um convívio ético, seguro e saudável para que desenvolvam suas potencialidades e atinjam seus objetivos. Para isso, apoiam-se em um ciclo de mudanças que conta com a colaboração de todos.

Na luta por uma sociedade livre do bullying
Público-alvo

Lei 13.185/2015

Lei Federal de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)

A Lei nº 13.185/2015 implementa o Programa Nacional de Combate à Intimidação Sistemática (bullying) em território brasileiro, delegando às escolas a responsabilidade por conscientizar os alunos sobre a questão e preparar docentes e equipes pedagógicas para prevenir e solucionar casos relacionados ao problema. Dessa forma, a medida torna obrigatória a conduta antibullying, visando que instituições de ensino de todo o país adotem medidas educativas para evitar e combater a prática.

As etapas do programa Escola Sem Bullying® estão em total consonância com a Lei nº 13.185/2015 ao informar estudantes, pais e educadores a respeito do bullying e suas consequências, preparando-os para lidar com a situação.

Lei 13.663/2018

Alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Aprovada em 2018, a Lei nº 13.663 age com reforço na frente de combate ao bullying dentro das instituições de ensino. Ela acrescenta ao artigo 12 da Lei n° 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) dois incisos que determinam que “todos os estabelecimentos de ensino terão como incumbência promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência”.

O programa Escola Sem Bullying® alinha-se à Lei nº 13.663/2018, implementando métodos multidisciplinares para confrontar a intimidação sistemática e outras formas de violência escolar.

De acordo com pesquisas, há uma estimativa de que o país tenha atualmente mais de

0

de smartphones em uso.

Ocupamos o

195 ° lugar

no ranking global de acesso à internet

Ocupamos o

20 ° lugar

no ranking latino-americano.

Cyberbullying, um perigo real

A internet já é uma parte importante da vida dos brasileiros. Segundo pesquisa do IBGE, no ano de 2023, 152 milhões de pessoas utilizavam a tecnologia no país. Dá pra imaginar tanta gente assim conectada? A web abriu portas para novas formas de consumo e produção de informações, para interações instantâneas e para relacionamentos que podem ser construídos – ou destruídos – com poucos cliques. Diante de tantas possibilidades, há quem navegue pelo ambiente virtual com intenções não tão boas. Ao mesmo tempo em que a internet pode trazer benefícios, também pode servir de palco para o cyberbullying, forma de intimidação, discriminação e depreciação ocorrida com o auxílio de ferramentas online. Dados apontam que aproximadamente 58% dos estudantes alegam ter sido xingados ou insultados ao menos uma vez enquanto estavam navegando. Com esse cenário, é mais do que necessário dar atenção ao cyberbullying e às consequências que ele traz ao mundo real.

o uso seguro da internet
para pais e/ou responsáveis

o uso seguro da internet
para estudantes

programa de prevenção

O Programa Escola Sem Bullying permite a união de toda a comunidade escolar em torno de um assunto de grande relevância para a sociedade atual. As atividades desenvolvidas junto aos alunos, seus familiares e os colaboradores, permitem ampliar a compreensão a respeito dessa temática para além do senso comum que tanto permeia essa discussão.

Dessa forma, conseguimos implantar uma cultura de paz, onde os alunos se sentem seguros para expor seus medos, aflições e dificuldades. Além disso, os professores e equipe pedagógica ganharam mais segurança no tratamento dos casos de bullying da escola.

Horário para atendimento 08:00 ás 17:30
  • (31) 98751-2392
  • (31) 97208-4397
  • (31) 97174-7890
  • secretaria@colegiobatistabetesda.com.br
  • secretaria2@colegiobatistabetesda.com.br

MT

22:39

“amarás o teu próximo como a ti mesmo”