"quem ama educa"
metodologia
Abordagem educacional por princípios
É uma metodologia de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas e identifica os fundamentos do conhecimento, conduzindo à reflexão da causa para o efeito, visando produzir competência realizadora e caráter cristão. Sua aplicação consistente em contribui para formar erudição baseada numa cosmovisão cristã e líderes servidores, aptos a cumprir o propósito de Deus com suas vocações.
PRINCIPAIS DIFERENCIAIS:
O processo de ensino e aprendizagem envolve:
*Pesquisa, raciocínio, relacionamento, registro/aplicação;
*Fichário de Anotações como instrumento para registro e domínio da aprendizagem pessoal;
*Abordagem tutorial que identifica o estilo de aprendizagem de cada aluno;
*Princípios de caráter cristão permeiam todo o processo de ensino e aprendizagem;
*Perspectiva providencial da História;
*Participação integrada da família.
O QUE É ABORDAGEM EDUCACIONAL POR PRINCÍPIOS
Entendemos educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem a uma participação construtiva na sociedade. Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordialmente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados. Conforme apresentada por Rosalie J. Slater (The Principle Approach – F.A.C.E. – Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou a Abordagem Educacional por Princípios como sendo “um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”. “Baseia-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar, para promover o raciocínio com padrões cristãos e a expansão do entendimento”. O sistema educacional baseado na Abordagem Educacional por Princípios integraliza filosofia (o porquê), currículo (o quê) e metodologia (o como) cristãs.
a educação através da bíblia conduz o homem a seu equilíbrio pleno.
A metodologia através da abordagem educacional por princípios cristão, auxilia o aluno a desenvolver o raciocínio, estimulando o aluno a pesquisar, raciocinar biblicamente, registrar suas descobertas e relacioná-las á sua vivência.
A educação é um suplemento, é algo que leva o homem a aprimorar, polir, aumentar seu nível de satisfação pessoal. Diante disto afirmamos que só atingiremos a satisfação pessoal em sua plenitude, se a educação caminhar dentro do propósito Divino, onde o homem tem o prazer de fazer a vontade de Deus em sua vida.
influenciando gerações com princípios
Cosmovisão cristã
De acordo com a perspectiva da cosmovisão cristã, todos nós temos um quadro interpretativo que nos dá subsídio para responder a grandes perguntas, como “de onde viemos?” e “para onde vamos?”. As respostas a elas definem como vemos o mundo e lidamos com situações cotidianas.
A cosmovisão cristã não é apenas um conjunto de ideias, mas é, antes de qualquer coisa, um conjunto de verdades com as quais estamos comprometidos. Por isso, é fácil vê-la na forma como vivemos e não só no que entendemos como verdade. Porque ela transcende a teoria.
Pesquisa de 4 passos
Baseia-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar, para promover o raciocínio com padrões cristãos e a expansão do entendimento.
Pesquisar+
Segundo Webster 1828: ” Pesquisar é examinar com cuidado continuado; buscar diligentimente a verdade”.
Raciocinar+
Segundo Webster 1828: “É identificar a causa ou base por meio da qual se chega à conclusão; aquilo que sustenta ou justifica.
Relacionar+
Segundo Webster 1828: “Contar ou recitar; aplicar fato e verdade à vida ao conhecimento”.
Registrar+
Segundo Webster 1828: “Escrever uma cópia oficial regular e autêntica para a preservação do que foi estudado”.
Averiguação diligente, procura laboriosa dos fatos e princípios.
(Atos 17.11)
Identificação da causa ou base das conclusões que fundamentam ou justificam uma opinião; deduzir princípios bíblicos.
(1 Pedro 3.15)
Lidar com fatos/informações, aplicando de forma prática às situações cotidianas.
(Lucas 24.27-32)
Registro regular, autêntico e oficial para efeito de preservação e estudo.
(1 João 5.10)